Sobre Nós

BigFISH * Do better, Be better*

– Operação LISBOA-06-4740-FSE-000208, referente à Medida Desenvolvimento de Novas Estratégias Locais de Intervenção Social – DLBC Urbano | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social (PIEAS)

Projeto desenhado pela AD SUMUS Associação de Imigrantes de Almada, sendo mais um desafio na prossecução da jornada solidária que encetou em 2009.

Nosso propósito? Estimular e incentivar o empreendedorismo feminino nas freguesias da Caparica-Trafaria e Laranjeiro-Feijó do concelho de Almada, implementando uma plataforma e-commerce.

Nosso objetivo? Beneficiar mulheres em idade ativa, que enfrentam contextos de fragilidade socio-económica mas almejam criar, reforçar ou expandir um negócio, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de competências pessoais e técnicas, essenciais a uma atitude empreendedora.

Nosso impacto?

– Redução do desemprego fomentando a criação do auto-emprego.

– Prevenção de contextos de pobreza e de exclusão social.

– Promoção da igualdade de oportunidades pela literacia digital e facilitação do acesso a recursos digitais de base comercial.

– Reforçar a economia local, através do apoio à criação e consolidação de empresas em loja virtual.

– Promoção do tecido empresarial local, na diversificação e consolidação dos canais de escoamento de bens e serviços sem barreiras de tempo.

Nosso apoio? Parceiros sociais locais que contribuem na implementação de estratégias concertadas de empreendedorismo e empregabilidade através de sinergias de intervenção em rede.

AD SUMUS

A AD SUMUS Associação de Imigrantes de Almada,  fundada por mulheres afrodescentes, tem como enfoque tudo quanto respeite a valorização e igualdade de oportunidades, que fomente o estreitamento das relações entre a comunidade migrante e a sociedade de acolhimento, a participação cívica, bem como prevenção de situações de risco de pobreza e exclusão social e a melhoria das condições de vida.

Sediada no concelho de Almada é uma associação, sem fins lucrativos, constituída por pessoas singulares, que procura colocar como foco de visibilidade o princípio da solidariedade, tendo como referência fundamental para a sua ação a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Teve o seu reconhecimento como associação, em Julho de 2018, sendo considerada pelo Alto Comissariado para as Migrações I.P (ACM), como associação representativa dos imigrantes e seus descendentes e para os efeitos previstos na Lei n.º 155/99, de 3 de agosto.

Missão, Visão e Objetivos

  • Defender e promover os direitos e interesses dos imigrantes e seus descendentes em tudo quanto respeite à sua valorização, de modo a permitir a sua plena integração e inserção;
  • Promover a igualdade de oportunidades;
  • Valorização do cidadão migrante em todas as suas vicissitudes;
  • Fomentar a participação cívica;
  • Prevenção de situações de risco de pobreza e exclusão social;
  • Melhoria das condições de vida do cidadão migrante.

Em prol da sua missão, a AD SUMUS, dirigida em particular aos cidadãos Nacionais de Países Terceiros (NPT), constituiu-se como uma resposta multidimensional, com intervenção a nível concelhio, tem  sido integrada no Concelho Local de Ação Social de Almada, o CLASA.

Tem sido numa lógica de trabalho integrado e de parceria com a rede concelhia e nacional, que a AD SUMUS tem vindo a colaborar e a encetar projectos, na procura de corresponder de forma mais sustentável, com utilização eficiente e eficaz dos recursos ou oportunidades do território, às necessidades que subjazem ao contexto de intervenção local.

Projetos

A associação procura abranger as mais diversas vertentes: (in)formativa,  de capacitação pessoal, educação, cultural, social e de solidariedade. Os diferentes projetos em que se encontra envolvida e/ou lidera, são denotativos da forma como se encontra integrada na zona em que se insere e atua.

– (PMIMA) Plano Municipal de Integração de Migrantes do Concelho de Almada | CLAIM-Laranjeiro – resposta de proximidade de extrema relevância na rede social do concelho de Almada, no que diz respeito à prestação de informação útil, no acesso a bens e serviços fundamentais, essenciais no processo de acolhimento e integração dos imigrantes, com itinerância nas freguesias da Trafaria e Monte de Caparica, havendo como proposta de se fazer itinerância nas restantes freguesias.

Desde de Abril de 2014 que esta associação tem disponibilizado um serviço de informação especializada, dando continuidade à intervenção do Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes-CLAII, sito na freguesia do Laranjeiro desde de 2009, fruto de uma parceria com o ACM e posteriormente constituida parceria formal e financeira com a Câmara Municipal de Almada, no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes do Concelho de Almada (PMIMA), na dinamização do CLAIM-Laranjeiro.

– Projeto RIISE-Resposta Informativa, Inclusiva de Sensibilização e Educação – promoção de iniciativas junto a Cidadãos NPT (Nacionais de Países
Terceiros), como forma de mitigar informações incompletas, erróneas, deturpadas de preconceitos, no acolhimento e integração dos migrantes em território nacional.

– “Mulheres que querem mudar o Mundo” – Ciclo de Conversas Informais, aberto à comunidade em geral, com apoios da Câmara Municipal de Almada, cujos temas, são subordinados ao empoderamento feminino.

 – SPEAK Almada – procura promover a inclusão sociocultural e integrar imigrantes nas cidades onde vivem. É um programa de educação informal, de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais como forma de mitigar as barreiras linguística e aproximar as pessoas. A AD SUMUS é a promotora desta iniciativa no concelho de Almada.

– Feira Intercultural “Olhar a Diversidade”- Realiza-se anualmente no âmbito da Semana Cultural das freguesias, com intuito de festejar a diversidade cultural a nível concelhio, agregando para o efeito pequenas empresas e negócios (in)formais geridos em particular por mulheres imigrantes, que enfrentam contextos sociais vulneráveis, numa mostra de vários saberes e sabores culturais. Dinamizada com os apoios da Câmara Municipal de Almada e União de Juntas de Freguesias Laranjeiro-Feijó.

– Projeto “Nha Codê” – Loja solidária

Em termos de apoios sociais, no âmbito do PAAI, a AD SUMUS dinamiza um Banco Alimentar e de Roupas para Famílias com menores a cargo. O projeto tem como objetivos gerais, a promoção dos direitos humanos, através da minimização de desequilíbrios sociais, no acesso a bens essenciais, nomeadamente a uma alimentação condigna e vestuário, com apoios:

Refood Almada;

– Fundação Calouste Gulbenkian;

– Alto Comissariado para as Migrações, ACM I.P;

– Banco da Luta Contra a Fome de Setúbal.

– Projeto “Rica Vida” –  Resposta Informativa de Capacitação e Aprendizagem para Hábitos de Vida Saudáveis

Resposta Informativa de Capacitação e de Aprendizagem, para hábitos de Vida Saudáveis, é um projeto de intervenção social que, consubstanciar-se-á na dinamização de acções de grupo e/ou individuais, concertadas e articuladas com a rede de parceria local, de cariz informativa, de sensibilização e acompanhamento, na promoção da saúde e de sensibilização para hábitos de vida saudáveis, nomeadamente no âmbito da higiene oral, da alimentação e saúde mental, dirigido em particular a famílias de classes sociais desfavorecidas residentes nas freguesias do Laranjeiro/Feijó, sitas no concelho de Almada.